12 de janeiro de 2010

MiG 21 bis 1/48 Academy Parte 2


MONTAGEM

Antes de mais nada, gostaria de colocar que a intenção deste artigo é apenas mostrar que alguns melhoramentos podem ser feitos em um kit, até porque isso depende do interesse de cada um, e isto certamente pode fazer a diferença no resultado final.
Devemos ter sempre em mente uma seqüência de montagem, começando pela fuselagem, as portas de alívio de sucção localizadas logo abaixo do cockpit foram cortadas, afim de se posicionarem abertas.  Na parte  interna da fuselagem, a superfície foi ligeiramente afinada com uma boleadora afim de não superdimensionar a superfície do modelo, caso contrário, a fuselagem ficaria com um aspecto grosseiro em relação à escala. Utilizei lata de refrigerante para calçar as novas peças feitas de plasticard.
Clique nas fotos para, para aumentar (ctrl +), para reduzir (ctrl -)


Na seqüência, vamos ao cockpit, eu utilizei para tal, o exelente set em resina da NeOmega que possui um preço bem razoável em relação às outras marcas e sua qualidade não deixa a desejar em nada.
Este set pode ser adquirido através do site:





Nas imagens acima, pode-se observar o set e o nível de detalhes.


Aqui vemos o cockpit totalmente pintado. Para a cor do cockpit eu utilizei o blue green nº 070 "Model Color Vallejo". De acordo com as minhas referências, esta seria a tonalidade que mais se aproxima do real. A faixa branca localizada bem no meio do painel de instrumentos é uma marcação utilizada pelos pilotos para alinhar a coluna de comando no meio, com a finalidade nivelar a aeronave em caso de perigo de vôo. No caso do modelo, eu utilizei uma tira de decal bem fino para um acabamento melhor; uma operação bastante delicada.
  

Aqui um close no assento, apesar de já vir moldado, as correias representadas no assento são na verdade as correias do pára-quedas. Confeccionei outro utilizando tiras de papel pardo e umas fivelas em photo-etched que eu tinha guardado, Para as alças de ejeção, utilizei fios de cobre pintados em vermelho. Os decais de aviso do encosto de cabeça vieram da folha de decais Begemot, MiG-21 Stencils Nº BEG 48003 que é ótimo, abrangendo praticamente todas as versões do MiG, é uma vasta folha de decais que inclui toda sorte de stencils até para os diversos armamentos utilizados pela aeronave. Pode ser adquirino pelo site:


Aqui o cone de radar já com pesos adicionais para nivelar o modelo na posição horizontal, junto observamos o cockpit já pronto para a sua instalação no conjunto dianteiro da fuselagem.


Cockpit de um MiG - 21 bis, e o blue green utilizado na pintura de seu interior.


Conjunto dianteiro da fuselagem com o cockpit já instalado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário