12 de janeiro de 2010

MiG 21 bis 1/48 Academy Parte 1



 
Este é o meu MiG-21 bis recentemente finalizado; apesar de ser comercializado como um MiG 21 MF, trata-se de um puro MiG 21 bis.

HISTÓRICO

Em 1971, teve início um programa de atualização de uma quarta geração do MiG-21 pela própria OKB MiG, a fim manter as mesmas características do modelo anterior o MiG-21 MF e de se obter uma excelente performance em baixas altitudes sem abrir mão da velocidade Mach 2. Designado MiG-21 bis, o modelo foi reequipado extensivamente com novos aviônicos, sistemas de navegação para curtas distâncias, sistema de aproximação por instrumentos em qualquer condição climática, um novo radar para qualquer tempo, maior capacidade de combustível e uma turbina totalmente nova, a Tumansky R25-300 capaz de um empuxo seco de 4.100kgf até 7.100kgf em pós-combustão. De fato, o modelo MF foi mais difundido no mercado de exportação, sendo substituído nas linhas de montagem a partir de 1972 pelo modelo bis de 4º geração mais novo. A célula do MiG-21 bis ainda serve de plataforma para as diversas atualizações que a aeronave vem sofrendo ao longo dos anos, por se tratar de uma plataforma mais robusta e mais aprimorada; não obstante o fato de que diversas aeronaves do modelo MF também foram convertidas com padrão mais moderno. Entre as versões mais modernas baseadas no modelo bis estão o MiG-21 Lancer, o Bison e o MiG-21-93. Pode-se dizer que o MiG-21 bis é tão importante quanto o mais lembrado MF, e sem sombra de dúvidas uma aeronave clássica dos tempos da guerra fria e seus épicos combates sobre o Oriente médio, Vietnam, na antiga Iugoslávia, na também antiga Tchecoslováquia e durante o conflito entre Irã e Iraque. Ainda hoje é considerado por muitos como um temido adversário, e nas mãos hábeis de um bom piloto pode se tornar letal. Em sua vasta folha de serviço encontram-se inúmeras aeronaves abatidas como os B-52 e F-4 Phantons norte-americanos, F-14 iranianos e também alguns F-4 Phantons, Mirages III e F-1 Israelenses abatidos durante a guerra do Yom kppur. É..., e lá se vão 50 anos e eles ainda estão por aí na ativa, voando em muitas forças aéreas do mundo, provando que um bom projeto não necessariamente deve ser sofisticado, mas simples, robusto e confiável, às vezes rústico, mas com certeza, muito bem construído. Que o digam os pilotos que dele ficaram viúvos, e diziam que o MiG-21 era um verdadeiro caça, pois não fazia nada sozinho, e de como era fantástico levá-lo aos seus limites; como se fosse um carro de corridas.

O KIT

O que dizer deste kit? Na verdade, um belíssimo e autêntico MiG-21 bis “Fishbed L”, e não um MiG-21 MF “Fishbed J”. Sim, trata-se de um ledo e feliz engano. Felizmente ou infelizmente a Academy equivocou-se, pois para ser um MiG-21 MF seria preciso que a sua corcova fosse mais delgada e menos profunda em relação à deriva, já no MiG-21 bis, a sua corcova é mais bojuda e alonga-se até quase ao compartimento do pára-quedas de frenagem. Trata-se do único kit do MiG-21 bis na escala 1/48; a grande maioria dos fabricantes de kits focou-se mais em outras versões em diferentes escalas, menos 1/48...
Ao abrir a caixa pode-se observar a boa qualidade do molde, os painéis são muito bem detalhados e a engenharia do kit não deixa a desejar. A Academy utilizou a mesma fuselagem central do seu outro modelo, o MiG-21 PF, mantendo as asas, profundores, trens de pouso, aleirons e flaps. Uma árvore especial para este modelo específico trás as devidas modificações, como a seção frontal da fuselagem onde se aloja o cockpit, um novo canopy de abertura lateral, um tubo de pitot localizado na parte superior direita do nariz, a corcova maior, uma nova deriva e as aletas anti-detritos localizadas abaixo das portas quadradas de alívio de sucção logo abaixo da linha média da asa e do cockpit.
De uma maneira geral o kit é muito bom, mas o cockpit é por demais simples, o assento KM - 1M lembra de longe o original, não fosse pelo encosto de cabeça parecido, porém mais estreito do que deveria ser, existe a possibilidade de ser bastante trabalhado ou, se preferir, substituí-lo por outro em resina.
O mesmo pode-se dizer do painel de instrumentos, onde os instrumentos são bem pequenos e o radar sub-dimensionado, já os consoles laterais da banheira não são de todo ruins, e para um modelista habilidoso e com boas referências fotográficas, pode-se chegar a um bom resultado e tendo um pouco de imaginação. Assim como outros fabricantes, a NeOmega possui um excelente cockpit em resina com um bom preço para as versões MF e bis. Os flaps, aleirons e freios aerodinâmicos são moldados separadamente, possibilitando ao modelista colocá-los na posição desejada. Quanto ao armamento, o canhão ventral duplo GSh-23 23 mm é muito mal representado, a Academy também manteve o outro módulo de canhão do modelo PF, mas este não era utilizado nos modelos MF ou bis; o kit está provido de dois tanques de combustível extra e não três como o ilustrado na tampa da caixa. O armamento constitui-se de um par de mísseis R-3S “Atoll A” guiados por calor, e um par de mísseis R-3R “Atoll C” guiados por radar, também no pacote, dois pods lança foguetes UV-16-57 e UV-32-57; assim mesmo poderiam oferecer outras opções como, por exemplo, o míssil ar-ar R-60 “Aphid” também bastante utilizado. As transparências são muito boas e bem moldadas. O modelista também deve observar que no intradorso das asas, na seção entre os flaps e aleirons existe uma pequena protuberância em formato de gota que é proveniente do atuador de flaps do tipo “fowler”, que nos modelos MF e bis já não se utilizavam mais, pois nestes modelos adotaram-se os flaps do tipo convencional, cabendo então ao modelista removê-los com cuidado, mas somente no intradorso das asas, deixando-os na parte superior. Não se encontram rebarbas, marcas de molde e os encaixes são bons.
Os decalques oferecidos pelo fabricante são bem impressos e finos representando três aeronaves distintas (URSS, Hungria, e Índia). Uma coisa não posso deixar de comentar, as bolhas na fuselagem sobre as raízes das asas, onde supostamente se alojariam os trens de pouso principais, estão localizados ligeiramente à frente de onde deveriam estar, o mesmo acontecendo no modelo da versão anterior, o MiG-21 PF, já que a fuselagem é a mesma. Francamente, para remediar isto é necessário muito trabalho, e a minha sugestão é não mexer com a bolha, e conviver com isso.
Resumindo, o kit é muito bom em seus detalhes em relação ao exterior, possibilitando ao modelista escolher diversas configurações de armamento, e um visual bastante agressivo, típico de um MiG-21.


Acima se pode observar a diferença entre os modelos MF e bis, no modelo MF a corcova é menor e mais delgada, terminando pouco depois do bordo de ataque da deriva, já no modelo bis, a corcova é mais profunda e bojuda estendendo-se até o compartimento do pára-quedas de frenagem. A aeronave de cima é um MiG-21 MF e a de baixo um MiG-21 bis; o resto do exterior é idêntico.







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