Agora que a parte dianteira da fuselagem está terminada, é hora de passarmos à outra metade e às sub-montagens. Começando pela tubeira da turbina, não há muito à fazer, o conjunto é bem simples, bastando somente seguir o esquema de montagem. Para dar um toque a mais, eu cortei a lateral de um pote de yogurte um pouco menor que a profundidade da tubeira e colei em formato de tubo, para simular o revestimento interno da turbina. Ambas as partes foram pintadas de metalic grey com alguns toques de prata, sendo que o revestimento foi pintado com verde escuro, e metalic grey para dar a impressão de metal queimado. Em seguida esta parte foi inserida ao conjunto. O resultado final é bem interessante.
Agora vamos aos detalhes externos da metade principal da fuselagem, tomadas de ar etc. Todas as tomadas de ar foram abertas. Para isso, utilizei uma broca de espessura fina para que não causase nenhum dano às peças, já que o seu tamanho é muito pequeno.
Feito isso, é hora de unirmos as duas partes da fuselagem e prestar bastante atenção quanto ao alinhamento das duas, pois sempre há um desnível de encaixe. Isso minimiza o trabalho com putty.
Repare no encaixe e o putty utilzado para minimizar os desníveis. Algumas linhas dos painéis terão que ser reescritas após terminar a etapa de lixar. Isso normalmente acontece porque o putty e a lixa sempre alteram a superfície. Eu utilizei uma ponta de marcador de mapas, mas pode se usar qualquer ferramenta com a ponta bem aguda, mas cuidado para não realizar pressão demasiada sobre o plástico, em alguns casos é melhor usar uma guia para não perder o traçado.
O próximo passo é confeccionar as antenas tripoles IFF logo abixo da entrada de ar principal do nairiz, à frente do trem dianteiro e acima da deriva. Estas antenas estão moldadas no kit, mas eu tive o azar de estragá-las durante o manuseio, pois são muito frágeis. A solução foi confeccioná-las utilizando outro material, neste caso eu usei fio de cobre fino ligeiramente amaçados em um pequeno torno, estas antenas são ligeiramente chatas e levemante arredondadas nas pontas. (ref. MiG-21 walkaround; squadron signal).
Acima pode-se notar as antenas já recolocadas em seu local original, logo depois, o fio de arame no mini-torno e as antenas propriamente ditas.
Importante observar que as aletas anti-detritos localizadas logo abaixo das portas de alívio de sucção, devem ser reposicionadas mais à frente do que o sugerido pelo fabricante.
Importante observar que as aletas anti-detritos localizadas logo abaixo das portas de alívio de sucção, devem ser reposicionadas mais à frente do que o sugerido pelo fabricante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário